terça-feira, 6 de outubro de 2009

Contar histórias


Já faz algum tempo que resolvi criar um blog.  Um blog pra contar e recontar histórias.

Histórias que vivi, que assisti, que me contaram ou que li em algum lugar.

Contar histórias sempre está presente na vida das pessoas, da sociedade e do mundo.

É uma necessidade, desde os primórdios ou desde sempre, assim como a de lutar pela sobrevivência, pela liberdade, pela felicidade, pelo amor, pelo saber, dentre outras coisas que se busca.


 Ainda nas cavernas, quando não tinha sido inventada a escrita, as pessoas contavam as histórias de suas guerras e caçadas atráves de desenhos. Depois criaram metáforas que ainda hoje são recontadas de diversas formas.
Seja através da rebuscada, e muitas vezes hermética, linguagem acadêmica ou da pirotecnia cinematográfica e ficcional com toda sua sofisticação.

Sobre o que, como e sobre quem contar sempre gera polêmica. Muitas histórias também são contadas sobre essas polêmicas e acabam gerando mais polêmicas.
Mas, além de contar, quero também expressar reflexões e debater, à partir de opiniões diversas, sobre porquê, para que e como contar histórias.

Se Sherazade contava pra se manter viva, muitas contam pra ninar seus filhos. Alguns contam pra ensinar suas lições aprendidas, outros pra mostrar o seu valor. Muitos contam pelo simples prazer de contar, de partilhar. Outros contam para 'descontar' o que foi 'mal contado'.

Histórias longas ou curtas. Que aconteceram há muito, muito tempo, há algumas horas atrás, ou que ainda estão acontecendo.


   Histórias em várias linguas e formas de expressão.De poucos, de uma só pessoa, de muitos, ou de tod@s.


E até de quem está, há uns 500 anos ouvindo tudo em silêncio como aquela árvore que conheci um dia desses.


E assim contando entender um pouco como é a vida e com fios de palavras tecer e bordar alguns sentidos dela.


9 comentários:

  1. Fico extramamente feliz de poder a partir de agora saborear suas doces palavras e suas reflexões sempre recheadas de coerência e principalmente de filosofia no seu blog, espero ter sempre postagens aqui para que eu possa me deliciar.

    Boa sorte e não deixe de compartilhar com a gente o seu vasto conhecimento. :D

    ResponderExcluir
  2. Ah, agora posso me vingar...

    (gostei de proposta, mas achei a foto de abertura muito vertical -a gente não vê o texto abaixo- e a letra grandona.)

    ResponderExcluir
  3. Grata Wesley. O prazer é todo meu em poder temperar para o seu paladar.

    Vingar de que Toinho, eu sempre fui uma menina doce gentil e meiga???

    (Dá uns descontos aí. Eu e o web designer que me ajudou somos aprendizes e marinheiros de primeira viagem. Mas vamos ver o que pode melhorar.)

    ResponderExcluir
  4. Realmente eu também achei que a foto do início ficou grande mesmo, mas vamos consertar isso!

    ResponderExcluir
  5. Vamos sim, Renato. Assim que eu arranjar um tempinho. Quanto a letra grandona ainda não decidi. Tá um pouco desproporcional. Estéticamente não fica bom, mas fiz pensando em que tem baixa visão.

    ResponderExcluir
  6. Ola Marisa, que feliz surpresa recebo em minha caixa de mensagem! Abri, li e gostei muito do blog. E vou entrar sempre que puder. Agradeco a consideracao. Digo sempre aos meus amigos e alunos que das minhas andancas por ai (Brasil) o Acre-Rio Branco foi o lugar que mais me marcou. E isto muito por conta da hospitalidade, muito carinho recebido das pessoas com as quais tive a oportunidade de manter contatos. E vc foi uma delas. E aproveito para agradecer... No blog vc fala de duas coisas que me sao caras...Memoria e tempo. Por ser jornalista tento me fazer parceiro do tempo, este senhor implacavel, com o qual lutamos. Tempo dor e lenitivo... Parabens e obrigado por retomar o contato.
    Beijos a voce e todos dessa terra maravilhosa que e o Acre, onde aprendi muito. (Minhas desculpas pela falta de acentuacao. O teclado da minha maquina esta desconfigurado. Ate.
    (Edson Silva, Jornalista, Campo Grande-MS)

    ResponderExcluir
  7. Edson, fico muito Feliz em reencontra-lo mesmo que só virtualmente. Agradeço sua visita.E espero que este blog seja mesmo de muitos reencontros com as várias pessoas que em vários momentos diferentes fazem parte minha memória.As conversas podem ser retomadas e continuadas trazendo a vida algumas coisas que parecem que pertecem só ao passado, o que não é verdade. Abraços, Volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marisa...
    Que bom que achei teu Bolg!
    É mui belo!

    Seja bem vinda, mais uma Contadora de Historias, para ninar e instruir nossas almas que ainda perambulam por aqui, por estas terras...

    abraços
    Paz e Luz
    Ana Regina

    ps.; A gente sempre se encontra nos dias de buscar sossego p/ alma (15 e 30 de todo mês, desde junho.No próximo 30 eu me reapresento ta?)

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz em receber sua visista Ana Regina.Fico muito grata por seus elogios carinhosos. É um exercicio desafiador organizar sentimentos, pensamentos, memórias e trasmiti-las, ninando e instruindo.Mas gosto de desafios.

    Ps.;(Sei quem é você. Te vejo, um pouco de longe, desde junho.Antes disso já te conhecia de muito tempo. Só não lembro de onde. Sou daquelas pessoas que lembra a imagem das pessoas, mas não lembra o nome, o que faziam...)

    ResponderExcluir